quarta-feira, 10 de maio de 2017

Os 13 Porquês - O Livro

 

Então… vamos falar sobre… livro!!! Sim!!! Apesar do meu vício pelos doramas, eu não larguei a leitura. Nem sou louca de fazer isso!

O livro da vez?! O tão falado e comentado  “13 Reasons Why” ou simplesmente “Os 13 Porquês”. Na verdade é a séria que está na boca da galera, mas quando soube que vinha de um livro…

 

13 porques

Livro: Os 13 Porquês

Autor: Jay Asher

Editora: Ática

Minha nota: 4,0

 

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

 

Hanna Backer é a típica adolescente que chega ao novo colégio e é vitima dos veteranos que adoram se achar que são “bam bam bam” do pedaço. E simplesmente pira por não saber lidar com a situação, escolhendo a pior maneira de resolver a situação. E para mostrar que o que estava sentindo m relação a tudo e a todos, ela deixa um testamento em fitas para cada um daqueles que contribuíram e alguma forma a levar ao suícidio. Clay está entre eles. Mas o que Clay poderia ter feito de tão errado para estar nas fitas de Hanna Backer?

 

Depois de ver inúmeros posts sobre a série, finalmente me rendi, só para ver se era isso tudo que falam. Então resolvi intercalar a leitura com a série, já que as histórias são separadas por cada lado de uma fita. Sendo que acabei por livro todo após a fita 4 lado B e depois ver o restante da série (ainda não acabei de ver, por sinal), uma vez que o livro está em 1º pessoa e a série em 3º. Além de algumas coisas e fatos estarem diferentes (sim, recebi uma chuvarada de spoilers)

Então… gostei muito. Até a Fita 5 lado A, achava que eu já tinha matado a charada, mas então, eis que levo um balde de água fria (adogo quando isso acontece). Ok, de certa forma é o que eu pensei, mas não da forma que eu pensei. Complicado, não é? Acho que muitos devem ter pensado o mesmo que eu até chegar a fita 5 lado A. Dessa fita em diante, meu… é só ladeira abaixo e vc fica a… sei lá… pois sabe que não é só um conto inventado por um autor qualquer e sim a realidade de muitos adolescente por mundo afora.

A depressão é algo muito delicado, que não se pode ser ignorada. Muitos acham que isso não passa de uma frescura. Tolos são esses que tem esse pensamento errôneo. E não é só com adolescente. Eles são mais evidentes, uma vez que por estarem na flor da idade, para eles é 8 ou 80. Como foi o caso da personagem do livro.

Algo que também me chamou atenção foi em relação a história da Fita 7 Lado A. Quando o depressivo finalmente toma coragem e pede ajuda, será que estamos preparados para ajudá-los? Será que os profissionais estão realmente aptos a ajudar aquele que vai até ele buscar ajuda? Escutar mais e perguntar menos? É algo para se refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário