sábado, 6 de fevereiro de 2016

O Doador de Memórias

Olá 2016!!! Sim, eu sei… já estamos em fevereiro. Pois é! Mas só agora que acabei de ler o primeiro livro do ano. Na verdade, o primeiro livro que peguei para ler foi o “Tormenta de Espadas”, mas pelo visto, sabe-se lá quendo vou terminá-lo. Então bora lá…


 Livro: O Doador de Memórias

Autor: Lois Lowry

Editora: Arqueiro

Minha Nota: 4,0

“Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente.

Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis”.

Imagine viver uma vida tranquila, onde tudo é ordenado, compacto, padronizado, uma rotina… enfim, viver na mesmice. É justamente o que acontece com o povo da história.

Para Jonas, a vida dele era perfeita: pertencia a uma undade familiar perfeita, dois melhores amigos… Até que sua vida muda por completo quando se torna um 12. Em sua nomeação de cargo, ele recebe a mais importante, segundo a Anciã-chefe, nomeação de todas: Recebedor. Jonas será encubido de carregar todas as memórias. E é no seu treinamento com o Doador, que ele vai descobrir que sua vida até naquele momento não passou de uma mentira.

Bem, eu vi o filme primeiro e só agora li o livro e não vou dizer: “Nossa! o filme é completamente diferente do livro”. Não, não vou dizer. A história no filme gira em volta da idéia de as memória serem retraída e suas consequencias se forem liberadas. Já no livro, gira em volta de Jonas, que ao ir recebendo as memórias, vai descobrindo um novo mundo e suas possibilidades. Fo bem sacado o que fizeram com o filme, pois se ficsse só focado no personagem principal como no livro, se tornaria um filme meio que monótono de se ver.


Este livro faz parte de uma triologia, onde o segundo se chama “A Escolhida” e já foi lançado qaui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário