sábado, 16 de maio de 2015

Se Eu Ficar

Eitaaaaa. Depois de muita enrolação, de falta de tempo por caausa da correria do trabalho, ei que finalmente consegui terminar um livro este ano. Ainda estou lendo o primeiro que peguei (A Fúria dos Reis), mas como “Se Eu Ficar é curto, foi mais fácil, né?!

 

se eu ficrLivro: Se Eu Ficar – Livro 1

Autora: Gayle Forman

Editora: Novo Conceito

Minha nota: 4,5

 

“A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas".

Eu sempre digo aqui que prefiro ler o livro primeiro para depois ver o filme. No caso de “Se Eu Ficar”, fiz ao contrário: vi primeiro o filme. E isso me fez eu querer mais ainda ler o livro. Tanto que eu comprei o físico, pois não estava achando o e-book.

Enfim, a história é linda! E nos põe a pensar em nossa vida: o que perdemos, o que ganhamos, o que fazemos, o que deixamos de fazer. Isso tudo pesa quaando estamos diante de um dilema.

Esse é o dilema de Mia. Ao sofrer o acidente, ela tem a oportunidade de presenciar tudo o que está se passando com ela e com aqueles ao redor dela. E com isso com isso ela terá que fazer uma escolha difícil que mudará sua vida e a vida daqueles ao seu redor para sempre: Ficar ou partir? Se eu ficar… como suportar a perda daqueles que mais amava na vida?! Se eu partir… não poderei realizar meus sonhos!

No filme, ficamos ali ao lado dela, vendo a angústia dela, os aanseios, os medos, as lembranças. Já no livro, por ser em primeira pessoa, nos tomamos no lugar dela e sentimos toda carga emocional que ela sente, toda agúnstia. A vontade de dizer “Ei estou aqui! Não estão me vendo?!”. Sentir as lembranças com os pais, com o irmão, com Adam, com a melhor amiga…

O livro tem a sua sequência: “Para Onde ela Foi”, onde a narrativa fica por conta de Adam, o namorado de Mia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário