segunda-feira, 26 de março de 2012

Sobre Leitura

Falar sobre leitura para mim, é um pouco difícil, já que não tenho o hábito de ler, pois já declarei que prefiro escrever do que que ler.

Para ajudar uma amiga, Renata Lima, para conseguir o objetivo dela conseguir o patriocinio para seu blog “Só Sobre Livros”, me coloquei como seguidora. Falei para ela que só seguiria mesmo pra ajudar, pois não era muito fã de leitura, Ela ficou horrorizada!! hehe.

Um dia, li um post escrito por ela, onde contava como começou a paixão dela pelos livros. Achei muito interessante e gostei muito. escrivi que li alguns livros na época da escola, como: “A Droga da Obidiência”, “A Marca de uma Lágrima” e “Menina Mãe”, tudo para ter que fazer prova. O único que eu li por ler, foi “A Droga do Amor”.

Enfim, depois que li o post e comentei, fui mimi. e foi aí que me veio a memória, que quando era mais nova, eu gostava de ler. E minha mãe era uma incentivadora. Quando eu minha mana erámos garotinhas, ela comprou uma coleção (essas que batem na porta) de histórias infantis, tipo: Branca de Neve, Rapunzel, 3 Porquinhos… Lembro que eram sete livretos e eu me encantei somente por um:

rosa branca e vermelha Rosa Branca e Rosa Vermelha, que conta a história de duas irmãs que ajudaram um urso em pleno inverno. Eu achava o conto lindo. Vire e mexe o pegava para ler e admirar as ilustrações.

Um tempo depois, minha mãe comprou outra coleção. “Primeira enciclopédia”, da editora Maltese. Eram oito livros: Os mares e os oceanos; O corpo humano; As plantas as flores e as árvores; A vida nos castelos; As montanhas e os vulcões; Os animais dos campos e dos jardins; Os animais dos países quentes e dos países frios; Os homens da pré-história. Dentre eles amei esses dois:

mont e vulcões 598903_920 Nossa, eu ficava fascinada com as histórias, coma imagens, com tudo! Eu lembro que cheguei fazer um trabalho sobre vulcões, na qual o livro me ajudou bastante.

Com isso, chego a conclusão que quando eu era mais nova, eu gostava de ler. O que aconteceu comigo para que deixasse de gostar de ler? Não, não é que eu não goste de ler, eu tenho é meio que preguiça. Quando eu era mais nova, não usava óculos e agora uso, na qual tenho que forçar a vista. O tempo... Ok, sei que isso não é desculpa, mas sabe como é, não é?! Brasileiro sempre arranja desculpa para tudo!

Enfim, ao ler o post da Rê, meio que me deu uma inspiração para voltar ao mundo da leitura (minha mana vai amar). Então, depois de olhar vários Livros (grossos por sinal), já escolhi qual eu vou ler:

a-cabana-frente Li a resenha dele e fiquei muito intrigada em querer saber o que o personagem vai encontrar na Cabana. Como eu sou Evangélica, será mais um motivador para ler, já que me disseram que é muito revelador no lado espiritual.

Ah seu eu pegar o gosto.. As Crônicas do Gelo e Fogo que me aguardem!

 

Post dedicado a Rê Lima

2 comentários:

  1. Nossa, Giza, fiquei realmente emocionada e lisonjeada por você ter parado e refletido isso a ponto de resgatar memórias esquecidas lá na infância.
    Como eu disse pra vc, pra mim ler é como respirar. É uma NECESSIDADE básica. É questão de vida ou morte. Quando eu fico muito tempo sem ler, fico uma pessoa ranzinza, chata mesmo! Por isso eu não entendo muito a vida de quem não gosta de ler.
    Ler fez de mim uma escritora melhor. Eu sento e escrevo com uma facilidade gritante. Não preciso de inspiração, de chuva, de sol, de frio de calor. Eu escrevo e sai. É claro que às vezes sai umas abobrinhas absurdas, que depois eu leio e pergunto "que m. é essa?" e acabo deletando depois! hahahahha
    A leitura me deu senso crítico, me faz não engolir tudo que eu vejo sem pensar, criticar, concordar ou discordar. Eu tenho opinião sobre tudo. Absolutamente tudo. E o que eu desconheço, eu procuro. Claro que pouco sei sobre Engenharia, ou Física Quântica, coisas específicas desse jeito! Mas eu gosto de aprender coisas novas, principalmente culturais.
    Quanto ao livro que você escolheu, muita gente me indicou "A Cabana", e eu comecei a ler. Mas te juro, poucas vezes eu li um livro tão chato na vida. Então, se logo de início você quiser abandonar, não se sinta culpada. Não é porque você não gosta de ler, é porque o livro é ruim MESMO!
    Eu indico a você que (nessa mesma linha espiritual, não-espírita) leia o livro "As cinco pessoas que você encontra no céu". Eu tenho ele em pdf, se quiser, te envio. Eu não adorei, mas gostei bastante e acho que, além de ser bem menor do que "A Cabana", a leitura flui bem, sem muita enrolação.
    Um dica que te dou é fazer um skoob pra você. Skoob é uma estante virtual de livros onde vc coloca os livros que quer ler, os que já leu e os que gostaria de ler. Confesso que me incentivou bastante!
    Um beijo grande e se precisar de indicações, estou sempre aqui!

    ResponderExcluir
  2. E ai Gigi, já leu "A cabana"? Gostou?
    A Renata também foi uma das minhas incentivadoras para a leitura junto com a Carlinha, compaheira dela de blog. Posso te afirmar que está sendo muito bom para mim a leitura, pois estava muito desanimada e apenas vendo a vida passar. A leitura me trouxe para um novo mundo.
    Espero que com você também seja assim. Que Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir